CONFRARIA DOS CAMARADAS DE CAVALARIA

Apresentação

A Confraria dos Camaradas de Cavalaria - 3C tem por objetivo congregar pessoas de mesma formação e que comunguem de mesmos princípios, dispostas a preservar e cultuar os chamados "ideais da Cavalaria". A família 3C periodicamente reúne-se no 1º RCG - 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, para, dentre outras atividades, reforçar os laços de amizade e camaradagem entre seus confrades e cultuar as tradições da Cavalaria.​


Estatuto da Confraria

ESTATUTO DA 3C


I CONSTITUIÇÃO E FINALIDADES

Art 1º - A CONFRARIA DOS CAMARADAS DE CAVALARIA/BRASÍLIA, doravante referida com 3C ou CONFRARIA, com sede em BRASÍLIA/DF, é uma agremiação de natureza civil, sem fins lucrativos, apolítica, cívica e ao mesmo tempo prática e romântica, inspirada nos eternos Ideais da Cavalaria.

Parágrafo único : A 3C tem número limitado de membros e reúne pessoas de bem, que se respeitam, dispostas a se estimarem e se apoiarem, numa união desinteressada, positiva e fraterna.
Art 2º - A 3C tem as seguintes finalidades:

1) Congregar todas as pessoas que tenham o Espírito da Cavalaria, civis e militares da ativa ou da reserva, que tenham uma mística comum e que acreditam nos Ideais da Cavalaria;
2) Cultivar a camaradagem, a honra, a solidariedade, a elegância de atitudes, os sadios prazeres do corpo e do espírito e a alegria de viver, que se estendem aos familiares;
3) Apoiar plenamente qualquer confrade;

4) Estimular e apoiar a organização de outras confrarias;

Art 3º - O patrimônio maior da 3C é constituído da soma do patrimônio moral e espiritual de cada confrade.

Parágrafo único : Poderão vir a ser incorporados a esse patrimônio, principal e inalienável, outros bens materiais que visem facilitar o cumprimento de suas finalidades.

II ORGANIZAÇÃO

Art 4º - A 3C se organiza pela constituição do Listão.

Parágrafo único : O Listão é a relação nominal dos camaradas que se congregam na confraria.

Art 5º - A 3C é constituída dos seguintes órgãos:

1) Guarda de Honra do Listão; e

2) Távola Redonda

Art 6º - A assembleia geral, que reúne todos os confrades, detém os poderes de deliberação da confraria.

§ 1º - A assembleia geral poderá ser ordinária ou extraordinária. Será convocada pela Guarda de Honra do Listão e presidida pelo representante mais idoso deste órgão, dentre os presentes.

§ 2º - A assembleia geral ordinária será convocada anualmente na última semana do mês de abril, quando será proclamada a composição da nova Távola Redonda para o exercício seguinte, a iniciar-se no dia 10 de maio.

§ 3º - A assembleia geral extraordinária poderá ser convocada por iniciativa da Guarda de Honra do Listão, por solicitação do presidente da Távola Redonda ou da maioria dos confrades.

§ 4º - A modificação das finalidades da 3C ou qualquer alteração em seu estatuto somente poderá ser feita mediante aprovação em assembleia geral extraordinária.

§ 5º - A convocação da assembleia geral deverá ser divulgada a todos os confrades, com antecedência mínima de 10 (dez) dias.

Art 7º - A Guarda de Honra do Listão exerce as funções de conselho consultivo da 3C e é composta pelos 4 (quatro) confrades mais idosos e pelo militar mais antigo do Listão. Destes, o mais idoso será o Guardião de Honra do Listão.
Parágrafo único : À Guarda de Honra do Listão cabe:

1) zelar para que não haja desvios nas finalidades da confraria e para que estas sejam rigorosamente cumpridas;

2) Convocar assembleia geral e presidi-la;

3) empossar Távola Redonda em assembleia geral extraordinária;

4) Julgar recursos de impugnação de candidatos ou de confrades.

Art 8º - A Távola redonda exerce as funções de diretoria executiva da 3C, cabendo-lhe o planejamento e a execução de todas as atividades da confraria durante a sua gestão.
§ 1º - A gestão da Távola Redonda terá duração de 1 (um) ano, prorrogável no máximo, por mais 1 (um) ano, sendo que o dia 10 de maio, dia da Cavalaria, definirá o início e o termino de cada gestão.

§ 2º - A Távola Redonda terá a seguinte constituição:

1) Presidente;

2) Vice-presidente;

3) Secretário;

4) Diretor Social;

5) Diretor de Relações Públicas;

6) Diretor Cultural;

7) Diretor Patrimonial e Financeiro.

§ 3º - À Távola Redonda cabe:

- Manter o Listão permanentemente atualizado e divulgá-lo, anualmente, entre os confrades; e

- Manter o contato com todos os confrades, através de um representante, designado pela 3C, nas organizações ou entidades, militares e civis, onde sirva ou trabalhe um confrade.

§ 4º - A Távola Redonda será eleita pela assembleia geral ordinária e empossada pela Guarda de Honra do Listão naquela assembleia.

§ 5º - As Távolas que se candidatarem às eleições deverão apresentar sua contribuição completa, no mínimo 10 (dez) dias antes da data marcada para a assembleia geral ordinária, ao Guardião de Honra do Listão, que as submeterá à aprovação da Guarda de Honra do Listão.

§ 6º - Na absoluta falta de candidatos, a Távola Redonda será nomeada pela Guarda de Honra do Listão e por ela empossada na assembleia geral ordinária.

§ 7º - No caso de impedimento de qualquer membro da Távola Redonda, competirá ao Presidente indicar seu substituto, mediante aprovação da Guarda de Honra do Listão.

§ 8º - O Vice-presidente da Távola Redonda será o substituto de seu presidente, em caso de impedimento, definitivo ou temporário, deste.

§ 9º - Compete ao Presidente da Távola Redonda definir as atribuições do Vice-Presidente, do Secretário e de seus Diretores, assim como nomear diretores para atividades específicas e temporárias.


III FUNCIONAMENTO


Art 9º - Os objetivos da 3C serão atingidos através de reuniões periódicas, em princípio trimestrais, denominadas Reuniões da Confraria.

§ 1º - As Reuniões da Confraria, ainda que informais, terão caráter oficial e serão anunciadas a todos os componentes do Listão, com antecedência mínima de 10 (dez) dias.

§ 2º - Anualmente, serão realizadas, no mínimo, 4 (quatro) reuniões, com as seguintes finalidades:
- Uma para cultuar, especificamente, as tradições da Cavalaria, em particular, o nobre amigo;

- Uma voltada para o congraçamento familiar da 3C; e

- Duas outras, destinadas às demais finalidades da confraria.

Art 10º - No dia da Cavalaria, a 3C fará todo o empenho para que as solenidades obtenham o maior brilhantismo e para que, nesse dia, se destaquem as tradições da Arma de Osorio, cooperando com os comandos das unidades engajadas nas festividades, e inclusive, auxiliando-os materialmente, se assim o desejarem.

Compartilhe:​